Construção

A área é responsável por movimentar o Produto Interno Bruto (PIB), empregar a força trabalhista e estimular o setor econômico.
Vou listar abaixo nossas etapas mais importantes da edificação.

CRONOGRAMA

Não é raro as construtoras passarem por uma série de imprevistos durante a execução do projeto. Por isso, utilizamos o cronograma de obras.
Ele possibilita uma ampla visão e, consequentemente, evita contratempos e atrasos. Além de controlar o financeiro, programar as compras e contribuir para a melhor gestão da mão de obra.

Para vencer o cronograma é preciso realizar algumas etapas. Definir o projeto, a logística, a mão de obra e os fornecedores são os primeiros passos. Além disso, é preciso:

Liste as Atividades: Definimos todas as atividades que são necessárias para realização do projeto, fazendo o desdobramento de cada etapa. Assim, temos em mente o escopo e o orçamento.

Determine a sequência : Fazemos o sequenciamento das atividades, determinamos a dependência entre elas. Temos o cuidado com sobreposição e serviços simultâneos num mesmo ambiente.

Estipulamos os prazos: Estimamos a duração de cada ação listada. Para isso, analisamos e comparamos as obras semelhantes, até mesmo por parâmetros. Temos, a opinião especializada de engenheiros. Estabelecemos os prazos, considerando a possibilidade de limitações, como verba, condições climáticas, etc.

Organizamos as informações Por fim, organizamos os dados para obter o cronograma inicial, que servirá de referência para o projeto. Acompanhamos e fazemos atualizações periódicas.

PROJETO

Durante a criação de um projeto de engenharia civil, evidenciamos os objetivos e as expectativas da construção. Para isso definimos o orçamento e a equipe. Além de observarmos como o planejamento é feito, já que cada projeto requer estudo profissional.

Dentre os empecilhos mais comuns estão as ações climáticas. Além de dificuldades encontradas no terreno e informalidade da mão de obra

ART : Conhecer tudo sobre construção civil passa por entender a anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Esse documento garante os direitos autorais do idealizador do projeto. Também estabelece a responsabilidade e a remuneração dos profissionais envolvidos. A ART é ainda utilizada para fins de aposentadoria do projetista e/ou engenheiro e ainda deve ser registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Logística : Nesta etapa, a administração cuida da organização de recursos, materiais, equipamentos das instalações e obras, que variam conforme o andamento da construção. Para o planejamento logístico, consideramos fatores como:

Mão de obra: Definimos todas as atividades que são necessárias para realização do projeto, fazendo o desdobramento de cada etapa. Assim, temos em mente o escopo e o orçamento.

Segurança: Outro fator vital para na construção é a segurança no trabalho. O planejamento de atividades e orientações em prevenção de acidentes e doenças laborais são cruciais para proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores. As Normas Regulamentadoras – como a NR 4, NR 18 e NR 35 – são importantes diretrizes que nos ajudam a implementar medidas de segurança e prevenção.

Gestão de Estoque: Para evitar imprevistos, é importante que haja materiais estocados nos canteiros de obras. Assim, o local e as condições de armazenagem ficam a ser adequados aos diferentes tipos de insumos.

A nossa gestão de estoque está atenta ao andamento do projeto e alinhada com o setor de compras e suprimentos, tendo conhecimento da quantidade de materiais necessários e a data de entrega nos canteiros.

Fornecedores: O relacionamento com os fornecedores é um tópico primordial para nossa construtora. Consideramos, para além da contratação de serviços ou materiais. Visto que impacta diretamente no orçamento e nos resultados finais da obra. Por isso, pensamos como parceria estratégica e fundamental à melhoria dos processos, obtenção e ganho de benefícios para ambas as partes.

Normas de Regularização: Outra etapa importante do projeto são os licenciamentos, que envolvem diversas liberações e permissões. Além de documentos que devem ser elaborados com pesquisas técnicas, mapas de medição e custos do orçamento do projeto. Portanto, estamos atentos às regularizações necessárias e à devida documentação legal.

Sustentabilidade: A sustentabilidade é um critério para os canteiros de obras, já que todo projeto gera resíduos de quantidade elevada, prejudicando o meio ambiente. Sendo assim, os clientes vêm optando por empresas que apresentem novas soluções de redução de impacto e desperdício de materiais utilizados. E nós temos um cuidado especial nessa área.

Tecnologia na construção civi: Ao lado do desenvolvimento sustentável, também atentamos para o fato de que as companhias se adaptam aos novos fluxos de trabalho. Esses processos envolvem o uso da tecnologia e demais inovações na construção civil. Uma forma importante de melhorar os processos e garantir um excelente planejamento na indústria da construção, fazemos a análise de dados das tomadas de decisão. Portanto, o uso de softwares, dispositivos móveis, drones, GPS e outros aparatos tecnológicos é bastante útil para gerar insights ao setor, a partir dos milhares de dados coletados. Outra questão importante é a mobilidade para um fluxo de trabalho eficiente e otimizado no campo da construção civil. Esse recurso permite acesso a dados, a qualquer hora e lugar.

× Como posso te ajudar?